Sexta-feira, 15 de Outubro de 2004
O que é isso de GD?

Conforme se pode ler no Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a Geometria Descritiva "estuda as propriedades e as relações entre pontos, rectas, curvas, superfícies e volumes no plano e no espaço".


As técnicas de representação sofreram grandes desenvolvimentos e actualmente o avanço tecnológico é cada vez mais rápido. O desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação e do software ligado ao Desenho Assistido por Computador ( CAD ) tem permitido passar, gradual e progressivamente, a representação gráfica para os computadores.


Esses meios gráficos foram evoluindo de modo a satisfazer necessidades técnicas, que se revelam a cada dia mais urgentes, encaminhado-nos para a adopção de normas mais ou menos internacionalizadas, globalizantes, exigindo portanto soluções inovadoras para os desafios resultantes das novas tecnologias.
Vivemos hoje num mundo sem fronteiras que permite, graças às Novas Tecnologias da Informação, criar equipas de trabalho constituídas por técnicos de diferentes nacionalidades e de especialidades também diferentes, mas que compreendem esta linguagem comum própria do desenho de natureza técnica e que se baseia na Geometria Descritiva.


Quando vamos ao cinema, quando vemos imagens na televisão, quando folheamos uma revista, ou um livro com gravuras, não nos preocupamos com a natureza das imagens que estamos a "visualizar".


As figuras são planas, mas os objectos que se apresentam diante de nós, são visualizados como tendo três dimensões. Isto parece-nos tão natural que não reflectimos sobre este facto:


numa superfície plana, bidimensional, estão representados objectos tridimensionais.


Os nossos conhecimentos da actualidade permitem aos designers, engenheiros, ou arquitectos, resolver facilmente no plano da sua mesa de trabalho, ou num computador, problemas de geometria em que se consideram as três dimensões.


Contudo não foi sempre assim, foi só no séc. XVIII, que Gaspard Monge (1746-1818) formulou as regras da Geometria Descritiva, enquanto ciência, generalizando os métodos introduzidos pelos artistas do Renascimento e apresentando, de forma sistematizada, os diversos métodos de representação rigorosa, no plano do desenho que tinham sido abordados de forma dispersa até então.


Gaspard Monge desenvolveu um método para aplicação da geometria aos problemas da construção. Ele introduziu dois planos de projecção perpendiculares entre si para descrição gráfica dos objectos sólidos. Estas técnicas foram generalizadas num sistema chamado Geometria Descritiva ou sistema de Projecções Ortogonais, no seu tratado "Geometrie Descriptive", 1795, na sequência das aulas dadas na Ecole Normale.


O objectivo da Geometria Descritiva é, como Gaspard Monge refere no prefácio desse documento é:


"Representar com exactidão, sobre desenhos que só tem duas dimensões, os objectos que na realidade têm três e que são susceptíveis de uma definição rigorosa".



 


publicado por olivcosta às 10:12
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De GatA a 24 de Outubro de 2004 às 00:07
Olá, queria dizer que fiquei muito curiosa em relação a este blog... comecei a estudar D.G.D este ano. Até...

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. Intersecção de dois plano...

. Correcções dos exames de ...

. Fazer revisões ... Divirt...

. sombra duma pirâmide pent...

. Sombras: Pirâmide Hexagon...

. Sombra de Cilindro Oblíqu...

. Para treinar sombras!

. Um exercicio de sombras p...

. Geometria Descritiva - é ...

. Como correu o exame de DG...

.arquivos

. Maio 2010

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Maio 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Outubro 2004

. Julho 2004

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds